quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Consciência

Publicação no jornal Diário da Manhã em 5 de dezembro de 2013   http://www.dm.com.br/jornal/#!/mini?e=20131205

   Consciência significa conhecimento de si mesmo, um dos objetivos de estarmos vivos. Na etimologia da palavra 'consciência' temos a união da preposição 'com' + a palavra 'ciência'. Todavia, o significado da palavra ainda está muito distante do que poderia ser vivenciado na prática, pois a ciência ainda não pode provar muito do que a humanidade já tem a sua disposição em termos de autoconhecimento e questões relativas à espiritualidade. 
   As universidades e a ciência, sobretudo ocidentais, precisam mais do que nunca se abrirem para o autoconhecimento, para às questões do espírito, não apenas do corpo e da mente(alma). Autoconhecimento é também conhecer Deus, porque somos seres divinos.
   À medida que a humanidade vem evoluindo, a palavra ganha força e vem deixando de ser mito por envolver o aspecto principal, que é o espírito. Foi mito por séculos e milênios. Nós que compusemos a história da humanidade já fomos massacrados inúmeras vezes por fazer valer o autoconhecimento e o despertar de consciência. Foram fogueiras, apedrejamentos, guilhotinas, perseguições por julgarem ser apenas mito ou até mesmo algo demoníaco. E mais atualmente temos mais outra prova nos moldes ditos científicos da existência de Deus com as partículas de Higgs, cujo cientista em 2013 ganhou o prêmio Nobel. Finalmente estamos adentrando a era da Luz! Ao verificarmos a história da humanidade veremos que milhares sofreram tais tipos de condenação, como famosa Joana D'arc.
   Para se entender mais amplamente é preciso entender e sentir o todo e não apenas a parte, afinal ciência não está separado do que se sabe do espírito e de tudo que envolve a espiritualidade. A palavra 'consciência' aborda o todo e a ciência busca evidenciá-la ao longo do tempo na história da humanidade.
   Enquanto se insiste em ver apenas por uma ótica, espírito ou ciência, ao invés de espírito e ciência, a humanidade ainda derramará sangue e lágrimas por fazer valer seus egos. Por fim, D'arc, jovem à frente de sua época, tornou-se heroína e, na França em 1922, foi consagrada padroeira em decorrência também dos milagres ocorridos devido a sua pessoa. Exemplo à humanidade por seu destemor e espírito iluminado, mesmo tendo sido pobre camponesa, um exemplo de que o estado de espírito consciente e altruísta não depende de status social, econômico, cultural, mas do estado de autoconsciência.
   O fato de que a ciência, sobretudo a ocidental, na prática ainda nega Deus é tão mortífera e triste realidade na nossa sociedade que basta vermos os hospitais lotados devido a uma ótica de saúde limitada apenas ao corpo, ao medicamento e à cirurgia por desprezar o autoconhecimento, a conscientização de si mesmo para com uma medicina de prevenção e purificação de espirito, mente e corpo. A sociedade está manipulada e massacrada mais do que nunca por distorções da ganância e ego humano. Da mesma forma temos o ensino e a educação baseados no desprezo da conscientização de abordagens mais profundas do ser, que também está o caos e, por fim, na área jurídica não está diferente. Este é o falso império, o falso poder da alienação e ausência de consciência em maior ou menor grau. Todavia, paradoxalmente trata-se de uma necessária realidade para a evolução e progresso da própria humanidade: do caos sem limites para o despertar de consciência!
   O fato de ter diminuído a mortandade ou ter havido progressos no âmbito da saúde, ou diminuição do analfabetismo ainda são mudanças apenas paliativas, visto que se praticássemos a medicina preventiva e uma educação espiritualista que contemple a trindade espírito, mente e corpo de forma substancial e não preconceituosa como assistiremos nos próximos séculos, já não haveria um quadro de saúde e educação ainda tão precários, além de tantos outros sistemas de nossa sociedade em decadência. Nossa sociedade necessita ir além das melhorias que existem que estão focadas muito mais no lucro e na falsa felicidade como fuga de suas aflições particulares que na reabilitação dos pacientes e numa educação que desperta da alienação de si mesmo para que se possa usufruir dos seus próprios dons e missões. 
   Assistimos algumas melhorias isoladas, mas é com a crescente conscientização de cada um que poderemos com a prática de atitudes verdadeiras, gentis e sinceras, alcançarmos o progresso, individualmente e em grupo, aliando forças e não competindo de forma ególatra, para enfim vivermos uma sociedade justa e de perspectivas verdadeiras e amplas de felicidade. 
   Para alcançarmos a conscientização exige tempo e esforço, um grande desafio do processo da evolução de cada um. A conquista de si mesmo está ao alcance do que­rer para ser, do esforçar-se para vencer. Estamos à postos para auxiliar e encorajar para esta viagem para dentro de si mesmo.

Crisanne Braga - terapeuta holística em vidas passadas, terapia do mentor espiritual, captação psíquica, florais, orientação e aconselhamento terapêutico. Blog: crisannebraga.blogspot.com.br 
E-mai:crisannebraga@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe aqui com sua pergunta ou comentário que responderei.
Antes de clicar em 'Enviar comentário', copie-o antes.
Se preferir poderá enviar por e-mail no crisannebraga@gmail.com
Obrigada pela participação!