segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Sexo desregrado

O sexo desregrado tem consequências bem mais alarmantes do que se discute.

O uso indiscriminado de pílulas-do-dia-seguinte sem receita tem contribuído ao assustador e crescente número de pessoas com HIV (que mata por deprimir o sistema imune) ou HPV (que pode matar com desenvolvimento de câncer, mais tarde, em 90% das pessoas que contraíram o papilomavírus), além de outras doenças sexualmente transmissíveis que evidencia a guerra civil a qual somos direta ou indiretamente afetados. No mundo hoje, segundo boletim epidemiológico, há aproximadamente 34 milhões de soro positivo, ou seja, mais de 0,5% da população do planeta. Quase 20 milhões já morreram da mesma síndrome.

O uso descontrolado desses hormônios acontece porque não há limitação da venda através de receita especial de controle e por isso não é fiscalizável. Interesses mercantilistas adiam tal providência? Há estatísticas de que 45% dos obstetras e ginecologistas concordam que tais pílulas são abortivas, embora haja aqueles que afirmem o contrário.


As pílulas-do-dia-seguinte tiveram venda liberada por lei exclusivamente para caso de estupro, contudo na prática, nunca teve esta finalidade, alterando-se completamente o objetivo sem nenhum controle legal, mesmo em plena era da informação e da comunicação. Hoje essas pílulas se tornaram 'contraceptivos de emergência' para uso no máximo duas vezes ao ano segundo a bula dos fabricantes, contudo há mulheres usando até duas ou mais vezes ao mês, ou logo que tem uma relação sexual... Seria um controle de natalidade oculto dos governantes?

São milhares de jovens utilizando pílulas-do-dia-seguinte pois, a preocupação não é com a Aids ou outras DST e sim com a gravidez, abarrotando seu corpo com doses cavalares de hormônios, alheias às consequências irreversíveis, com risco à impossibilidade de gestação, câncer, problemas endócrinos em geral, do pâncreas(diabetes), da tireóide e sintomas como desregulação do ciclo menstrual e outros problemas graves como a trombose. Sabemos que receita de hormônio para mulher menopausada é proibida nos países de primeiro mundo há anos por causar câncer. Mas as pílulas do dia seguinte e anticoncepcionais continuam imperando recordes de venda. Por outro lado as estatísticas crescentes de mulheres jovens com câncer é assustador, assunto capa da VEJA em 2008 e na CIÊNCIA E SAÚDE de março de 2009.

Enquanto isso, são milhares de homens utilizando medicamentos para disfunção erétil comprados em camelôs, via internet ou mesmo via telefone através de drogarias sem qualquer controle. Um dos maiores laboratórios farmacêuticos do mundo lucra 80 bilhões de dólares por ano somente com um de seus 'medicamentos' para esta finalidade, resultado da neo-liberação das indústrias, da ganância pelo lucro, reflexo da pressão do sistema caótico que vivemos.

Alguns medicamentos, após anos de venda, são recolhidos por proibição do uso devido a descoberta posterior de que são cancerígenos, infartantes, dentre outras sequelas graves ou mortais.

Lamentavelmente, um dos retratos da realidade de saúde pública é essa. Além das terríveis estatísticas que revelam que o uso descontrolado de medicamentos, são as drogas que mais matam por acelerar a expectativa de vida quando interferem na fisiologia natural do corpo pela intoxicação, efeitos adversos e colaterais em órgãos e etc.


Há muito mais risco que benefício. Somente seu médico é o profissional competente para indicar qualquer medicamento.

Bom repensar o comportamento já!


Crisanne F Braga - Farmacêutica
Publicado no Jornal O Popular em 08 de Agosto de 2009 em Carta dos Leitores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe aqui com sua pergunta ou comentário que responderei.
Antes de clicar em 'Enviar comentário', copie-o antes.
Se preferir poderá enviar por e-mail no crisannebraga@gmail.com
Obrigada pela participação!