domingo, 2 de agosto de 2009

A Terapeuta Crisanne Braga

Estudo constantemente extraordinários profissionais holísticos, dentre psiquiatras como Brian Weiss, inclusive homeopatas, terapeutas e psicólogos como Roger Woolger, Moris Netherton, Hans TenDam e etc, que contribuíram ao desenvolvimento da técnica terapêutica, cada um criando um novo nome à mesma.

Todavia, os profissionais de minha referência no Brasil em TVP são profissionais auto-didatas, brilhantes nos resultados terapêuticos. Fui privilegiada por ter me formado com Márcio Godinho e participar de Work-Shop e estudo dos livros de José Godinho, grandes mestres, aos quais devo toda minha gratidão.

Assim iniciou-se meu enveredamento ao mundo holístico, visão que compreende o todo: mental, emocional, físico e sobretudo espiritual, em uma grande temporada em São Paulo capital.

Por afinizar totalmente com a área holística resolvi, há algum tempo, me dedicar em tempo integral como Terapeuta Holística e, hoje, graças à Deus, encontrei minha satisfação profissional. Sinto ser o recurso mais acertado para o bem-estar, para a saúde física, mental, emocional e espiritual daqueles que me procuram.

Estamos já em outra Era. Muita coisa mudou e pseudoprofissões estão realmente sendo extintas porque não possuem eficácia tanto quanto às novas vertentes surgidas e mais verdadeiras, tão divulgadas pela mídia nos últimos tempos no ocidente.
Escândalos da medicina e laboratórios farmacêuticos de medicamentos têm feito a
população entrar em total descrédito devido ao notável egoísmo e ganância pelo dinheiro em bilhões e trilhões de dólares de lucratividade, em nome do paliativo, do tratamento apenas das consequências da doenças e desarmonias. Mas as causas do sofrimento permanecem, quase sempre, sem solução ou agravadas por efeitos de intoxicações ou sequelas.

Como farmacêutica há 10 anos, sou testemunha dessa decadência, por isso tive a permissão divina para iniciar meu caminho espiritulista e holístico onde me sinto realmente plena e satisfeita profissionalmente e como pessoa, com maior mobilidade para atuar.
A verdade de hoje pode não ser mais a verdade de amanhã. Por isso procuro mesmo estar
sempre aberta ao novo, ao verdadeiro, sem apego e ego.

Dentre àqueles que me procuram como Terapeuta Holística, há um leque amplo de categorias, que vão desde donas de casa, estudantes, empresários, diretores de grandes empresas, profissionais liberais como veterinários, farmacêuticos, bem como médicos, psicólogos, além da indicação de seus próprios pacientes para um atendimento multidiciplinar de assistência profissional de saúde.

Atuar em equipe com intenção altruísta, é outro aspecto fundamental cuja a multidisciplinaridade é de fato muito valiosa para todos: profissionais e clientes. E acredito que esta postura seja o desbravamento para a vivência da real medicina tridimencional, que considera o tratamento de causas e consequências do corpo, mente e espírito.

Há algumas terminologias importantes ao esclarecimento cuja fonte é o Sindicato dos Terapeutas, em http://www.sinte.org.br/

TERAPIA DE REGRESSÃO DE MEMÓRIA - Técnica terapêutica que faz uso de diversos recursos de indução para conduzir o cliente a estados profundos de autoconsciência e, desse modo, induzir "insights" sobre a infância, a vida intra-uterina e a até mesmo transpessoais (informações além da personalidade), com o aflorar de emoções reprimidas, lembranças traumáticas e sonhos (para serem trabalhados na Terapia Holística), além de despertar a sabedoria interior e intuitiva no cliente, capaz de orientá-lo na tomada de decisões ou, até mesmo, na resolução de suas questões, possibilitando desbloqueios e harmonia emocional. Os conteúdos vivenciados durante o processo de Regressão devem ser elaborados conjuntamente pelo cliente e pelo terapeuta holístico, o qual fará uso de aconselhamento, sendo este parte fundamental e integrante da terapia.

PSICOTERAPEUTA HOLÍSTICO - Procede ao estudo e à análise do cliente, realizados sempre sob o paradigma holístico, cuja abordagem leva em consideração os aspectos sócio-somato-psíquicos. Atua dentro de uma proposta de transcendência dos limites da personalidade, conectando o cliente consigo mesmo, trazendo à consciência aspectos de seu "eu" mais profundo, integrando-o, ainda, com seu próprio corpo, sociedade e universo; as sessões são realizadas individualmente ou em grupo, utilizando técnicas tais como terapia corporal, relaxamento, terapia transpessoal, neurolinguística, parapsicologia, regressão, terapia floral, vivências, dentre outras, como forma de introdução a estados profundos de autoconsciência e, desse modo, permitir o aflorar tanto de emoções reprimidas, lembranças traumáticas e sonhos (para serem trabalhados na Terapia Holística), quanto o despertar de uma sabedoria interior e intuitiva no cliente, capaz de orientá-lo na tomada de decisões ou, até mesmo, na resolução de questões de saúde.

TERAPEUTA HOLÍSTICO - Em geral, procede ao estudo e à análise do cliente, realizados sempre sob o paradigma holístico, cuja abordagem leva em consideração os aspectos sócio-somato-psíquicos. Faz uso da somatória das mais diversas técnicas, pois cada caso é considerado único e deve-se dispor dos mais variados métodos, para possibilitar a opção por aqueles com os quais o cliente tenha maior afinidade: promove a otimização da qualidade de vida, estabelecendo um processo interativo com seu cliente, levando este ao autoconhecimento e a mudanças em várias áreas, sendo as mais comuns: comportamento, elaboração da realidade e/ou preocupações com a mesma, incremento na capacidade de ser bem-sucedido nas situações da vida (aumento máximo das oportunidades e minimização das condições adversas), além de conhecimento e habilidade para tomada de decisão. Avalia os desequilíbrios energéticos, suas predisposições e possíveis consequências, além de promover a catalização da tendência natural ao auto-equilíbrio, facilitando-a.

"INSIGHT" - Termo utilizado na terapia junguiana e transpessoal. "Lampejos" repentinos de uma consciência maior (quer seja sob a forma de lembranças ou de imagens simbólicas a serem decifradas) que possibilita apreender na forma de síntese uma série de fatores até então não compreendidos.
Independentemente das definições de dicionário, somente as expressões abordadas em Lei Federal tem restrição de uso. A princípio, o Terapeuta Holístico pode, livremente, fazer uso das expressões "psicanálise" e "psicoterapia", pois nenhuma delas é limitada ou definida como exclusiva para uma só profissão por Lei Federal, podendo ser utilizada por qualquer profissional.
Crisanne F Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe aqui com sua pergunta ou comentário que responderei.
Antes de clicar em 'Enviar comentário', copie-o antes.
Se preferir poderá enviar por e-mail no crisannebraga@gmail.com
Obrigada pela participação!