segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Alcoolismo: Doença que acomete toda a família

Da mesma forma que o alcóolico precisa do AA, seus familiares e amigos precisam do Al-Anon.

O Al-Anon, espalhado pelo mundo todo, abre amplamente a porta para uma extraordinária associação de homens e mulheres que experimentaram os efeitos muitas vezes sutis, mas não obstante, devastadores, do alcoolismo de outra pessoa. Os Grupos Al-Anon nos convidam a ver como os familiares de alcoólicos superam até mesmo os aspectos mais negativos de suas vidas e como, por sua vez, eles oferecem esperança e ajuda para outras pessoas.
Centelhas de reconhecimento e compreensão cintilam muitas vezes, à medida que começamos a entender o enorme impacto que o alcoolismo de uma pessoa próxima teve sobre o nosso bem-estar físico, emocional e espiritual.

O propósito do Al-Anon é ajudar os familiares e amigos de alcoólicos. Nos reunimos para encontrar ajuda e apoio a fim de lidar com os efeitos do alcoolismo. Com o tempo, descobrimos que os princípios de nosso programa podem ser praticados em toda a nossa as nossas atividades. Mas há ocasiões em que, para enfrentar circunstancias especialmente desafiadoras, talvez precisemos de ajuda e apoio mais especializados, como terapia ou conselho legal. Muitos de nós fomos beneficiados por cuidar dessas necessidades, além de freqüentar o Al-Anon.

Os Grupos Familiares Al-Anon são uma associação de familiares e amigos de alcoólicos que compartilham sua experiência, força e esperança, a fim de solucionar os problemas que têm em comum. Nós acreditamos que o alcoolismo é uma doença que atinge a família e que uma mudança em nossas atitudes pode ajudar na recuperação.

O Al-Anon não está ligado a nenhuma seita, religião, movimento político, organização ou instituição; não se envolve em qualquer controvérsia, nem endossa ou se opõe a qualquer causa. Não existem taxas para ser membro. O Al-Anon é auto-suficiente, através das contribuições voluntárias de seus próprios membros.

O Al-Anon tem apenas um propósito prestar ajuda a familiares e amigos de alcoólicos. Fazemos isso, praticando os Doze Passos, Tradições, os Lemas, encorajando e compreendendo nossos parentes alcoólicos, bem como acolhendo e proporcionando alivio a familiares de alcoólicos.

Vamos ao Al-Anon esperando encontrar alguma coisa – qualquer coisa – para nos ajudar a nos sentir melhor. No início, esperamos que este algo especial, sem nome, viesse das outras pessoas, e nos sentimos frustrados quando isso não aconteceu. Depois de um tempo, descobrimos que a sensação de bem estar, ou seja, a recuperação, vem primeiro de dentro de nós mesmos e, depois, da aplicação dos recursos recém-encontrados, para estender a mão e tocar as vidas de outras pessoas; ela é uma conseqüência de prestar serviço a outros seres humanos.

Vá conhecer e encaminhe seus paciente, familiares ou amigos !
Assista a uma reunião em sua cidade e veja a veracidade destas informações e ajude outras pessoas necessitadas a terem também acesso às essas reuniões. Indique a quem necessite !!! O Al-Anon apóia-se também em excelente literatura de ajuda.

Como encontrar o grupo Al Anon ? Os endereços podem ser encontrados na capa das listas telefônicas, assim como os grupos de AA - Alcoólicos Anônimos, ou pela internet nos endereços de divulgação.


Um deles: http://www.al-anon.org.br

Crisanne F Braga

Um comentário:

  1. Parabêns pelo seu blog... além de muito bonito tem um conteúdo rico em informações essenciais para o aumento da qualidade de vida de uma maneira geral... Escrevi recentemente um artigo sobre as latas de lixo Humanas e gostaria de comaprtilhar...
    AMOR
    beijodagopi

    ResponderExcluir

Participe aqui com sua pergunta ou comentário que responderei.
Antes de clicar em 'Enviar comentário', copie-o antes.
Se preferir poderá enviar por e-mail no crisannebraga@gmail.com
Obrigada pela participação!